A SELIC caiu! Tesouro Direto ainda é melhor que a poupança?

By | 27 de setembro de 2017

Recentemente o Banco Central do Brasil divulgou a queda da taxa básica de juros ( taxa SELIÇ ), que atualmente está em 8,25% ao ano. Esse acontecimento mexeu bastante com os investidores e também com aquelas pessoas que estão em dúvidas em investir no tesouro direto ou continuar com o seu dinheirinho guardado na poupança.

Bom, historicamente o investir nos títulos públicos sempre foi muito mais rentável do que deixar o dinheiro na poupança, já que as taxas de retornos possuíam valores muito maiores do que os rendimentos da poupança.

Porém, nos últimos meses, de 2016 para cá, as taxas pagas pelo tesouro direto bem diminuindo cada vez mais, e o principal título público que mais se assemelha à poupança, o tesouro SELIC, vem rendendo cada vez menos, visto que ele acompanha os seus valores.

Por exemplo, de 2015 ate outubro de 2016, a taxa SELIC estava fixada em 14,15% ao ano (fonte aqui), nesse mesmo período, a poupança rendia em torno de 8,15 a 8,30% ao ano (fonte aqui). Essa queda brusca pode estar causando uma confusão na cabeça de algumas pessoas.

Porém, de lá para cá os rendimentos da poupança também sofreram alterações, em 2016 ela rendeu 0.69% por mês, agora em 2017, os rendimentos da poupança nesse mês de setembro está em torno de 0,4690% (fonte aqui).

Poupança x Tesouro Direto (SELIC)

Portanto, ainda fica bem claro que o retorno será maior caso você opte por investir nos títulos públicos SELIC, que mesmo possuindo taxas e impostos descontados no resgate do seu dinheiro, apresenta rendimentos muito superiores à sua “concorrente” poupança.

Acesse agora: Curso de como investir no tesouro direto de forma descomplicada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *